sexta-feira, 21 de agosto de 2015


Sainte-Chapelle e Conciergerie


Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

A Sainte-Chapelle, capela gótica do século XIII, é uma obra atribuída ao reinado de Luís IX, o São Luís. Foi construída especialmente para guardar a Coroa de Cristo, adquirida pelo soberano francês na época das Cruzadas. Hoje, a relíquia está em Notre-Dame, mas a beleza arquitetônica da Sainte-Chapelle ainda atrai inúmeros visitantes.

Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

Os famosos vitrais formam um ambiente solene e púrpura, cujos desenhos retratam mais de 1000 cenas bíblicas. São os mais belos do mundo e você pode admirá-los com o auxílio de um guia visual, localizado logo na entrada da capela e disponível ao turista em diversas línguas.

Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

A capela está há poucas quadras de Notre-Dame, portanto é uma sequência interessante de se fazer no primeiro dia em Paris. Mas diferente daquela igreja, essa capela cobra pelos ingressos e tem horários mais restritos de entrada. Antes de ir embora, não esqueça de contemplar os pináculos da igreja do lado de fora, inspirados na Coroa de Cristo.

Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

Logo ao lado da Sainte-Chapelle, podendo ser acessada a partir de um ingresso geminado com o da capela, está a Conciergerie. Apesar de pouco visitada pelos turistas, sua importância histórica e arquitetônica é extremamente relevante. Foi o local de instalação da prefeitura romana - quando Paris era Lutécia, há quase 2000 anos - e depois, construído em arquitetura gótica, servindo de palácio ao rei da França, antes mesmo do Louvre e de Versalhes. É um majestoso castelo medieval, bem no coração da Cidade Luz, que abrigava os condenados à guilhotina pouco antes de suas execuções, que eram realizadas perto dali, na atual praça do Hôtel de Ville. Suas abóbodas em arco ogival criam uma impressionante sala gótica, a partir da qual exploramos as antigas cadeias dos condenados. A mais famosa deles, Maria Antonieta, ainda está presente lá a partir de uma estátua que parece realmente estar aguardando a sua vez de ir à guilhotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário