terça-feira, 22 de setembro de 2015


La Tour du Horloge


Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

O primeiro relógio público de Paris está localizado a poucos metros da entrada da Conciergerie e da Sainte-Chapelle. Desde 1370 regulando a hora da capital francesa, esse faustoso objeto ganhou um novo quadro em 1472. A lei, à direita, e a justiça, à esquerda, são personificadas nesse relógio.


sexta-feira, 21 de agosto de 2015


Sainte-Chapelle e Conciergerie


Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

A Sainte-Chapelle, capela gótica do século XIII, é uma obra atribuída ao reinado de Luís IX, o São Luís. Foi construída especialmente para guardar a Coroa de Cristo, adquirida pelo soberano francês na época das Cruzadas. Hoje, a relíquia está em Notre-Dame, mas a beleza arquitetônica da Sainte-Chapelle ainda atrai inúmeros visitantes.

Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

Os famosos vitrais formam um ambiente solene e púrpura, cujos desenhos retratam mais de 1000 cenas bíblicas. São os mais belos do mundo e você pode admirá-los com o auxílio de um guia visual, localizado logo na entrada da capela e disponível ao turista em diversas línguas.

Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

A capela está há poucas quadras de Notre-Dame, portanto é uma sequência interessante de se fazer no primeiro dia em Paris. Mas diferente daquela igreja, essa capela cobra pelos ingressos e tem horários mais restritos de entrada. Antes de ir embora, não esqueça de contemplar os pináculos da igreja do lado de fora, inspirados na Coroa de Cristo.

Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

Logo ao lado da Sainte-Chapelle, podendo ser acessada a partir de um ingresso geminado com o da capela, está a Conciergerie. Apesar de pouco visitada pelos turistas, sua importância histórica e arquitetônica é extremamente relevante. Foi o local de instalação da prefeitura romana - quando Paris era Lutécia, há quase 2000 anos - e depois, construído em arquitetura gótica, servindo de palácio ao rei da França, antes mesmo do Louvre e de Versalhes. É um majestoso castelo medieval, bem no coração da Cidade Luz, que abrigava os condenados à guilhotina pouco antes de suas execuções, que eram realizadas perto dali, na atual praça do Hôtel de Ville. Suas abóbodas em arco ogival criam uma impressionante sala gótica, a partir da qual exploramos as antigas cadeias dos condenados. A mais famosa deles, Maria Antonieta, ainda está presente lá a partir de uma estátua que parece realmente estar aguardando a sua vez de ir à guilhotina.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015


Notre-Dame de Paris


Thiago Costa
 Imagem: Thiago Costa

A Catedral de Notre-Dame de Paris, posicionada em frente ao marco zero da cidade, teve sua construção iniciada em 1163, durando 200 anos. É nela que começamos o nosso passeio arquitetônico pela mais bela cidade da Europa!

Essa obra atingiu o auge do Gótico, apresentando todas as características desse estilo. As rosáceas - grandes vitrais circulares - por exemplo, estão classificadas entre as maiores da Europa, com 13m de diâmetro. Porém, depois da Revolução Francesa (1789), a catedral foi gravemente danificada. A sua restauração deu-se no século XIX, por Viollet-le-Duc, um controverso estudioso que inseriu partes do edifício que antes da reforma não existiam - veja o pináculo preto no ponto mais alto do telhado da igreja.

Thiago Costa
 Imagem: Thiago Costa

 A catedral é um dos monumentos mais emblemáticos de Paris. Por um longo tempo, foi a mais alta construção da cidade e o maior centro religioso / cultural no coração histórico da França. Na Idade Média, foi a Paróquia Real, sendo local de veneração do que se acredita ser a verdadeira Coroa de Cristo, trazida pelo rei cruzado Luís IX em 1239. Se você estiver em Paris na primeira sexta-feira do mês, às 15h, é muito interessante ver a celebração onde é exposta ao público a Santa Coroa.

Thiago Costa
 Imagem: Thiago Costa

 A fachada sul da catedral é rodeada por um lindo e florido parque que nos conduz à parte de trás da igreja, onde localiza-se uma das mais famosas pontes com cadeados. De lá, enquadre uma bela foto dos contrafortes e arcobotantes da igreja, elementos arquitetônicos característicos da mais perfeita obra do Gótico francês.

Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

 Na fachada Oeste, a principal, admire as imagens medievais incrustadas nas entradas da igreja. São três portais em arco ogival, o de Maria (esquerda), o do Julgamento Final (centro) e o de Santa Ana (direita).

Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

 São engraçadas as cenas do inferno descritas no portal do Julgamento Final, que também tiveram a intervenção de Viollet-le-Duc. Aproxime-se bem delas para admirá-las!

Thiago Costa
Imagem: Thiago Costa

Não tenha pressa também para admirar a Galeria do Reis, cujas cabeças foram arrancadas durante a Revolução e reconstituídas por Viollet-le-Duc.

domingo, 16 de agosto de 2015


PARIS


Thiago Costa
Imagem: Torre Eiffel (Costa, 2015)

ARQUIPASSEIOS começa aqui, em Paris. Vamos explorar o que a Cidade Luz nos oferece com relação a sua bela arquitetura, com roteiros interessantíssimos e dicas para quem quiser viajar e saber o porquê de ser uma das cidades mais fotografadas do mundo. Com fotos autorais, do centro à periferia da cidade, diversas atrações para quem curte turistar e também ter uma verdadeira aula de história por onde passa.